Sistema Tramita - Guia do Contribuinte


I - Visão Geral


1. Sumário do Guia do Contribuinte


O Guia do Contribuinte está dividido em três capítulos, clique nos campos abaixo para conhecer como cada capítulo está estruturado no Guia:

I - Visão Geral


1. Sumário do Guia do Contribuinte

2. O que é o Sistema Tramita?

3. Ferramentas de Acesso

II - Acesso ao Sistema


1. Instalar o Drive Certisign no Computador

2. Instalar o Lakuna Web PKI no Navegador

3. Acessar o Sistema Tramita

III - Iniciando Operações


1. Menu de Serviços

1.1. Abrindo um novo processo

1.2. Emitindo um DAE


2. Consultando Minhas Solicitações

2.1. Incluindo Documentos no Processo em Andamento


3. Consultando Minhas Pendências

3.1. Documentos Aguardando Assinatura

3.2. Processos Aguardando Manifestação


4. Dúvidas e Sugestões



2. O que é o Sistema Tramita?


O Tramita é um sistema de virtualização desenvolvido na Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará em substituição ao sistema Vipro. Tem como objetivo facilitar a comunicação do Contribuinte com a Sefaz permitindo o acompanhamento de suas solicitações por meio online trazendo transparência quanto as movimentações e documentações em seus processos.


• Acesso Web através de navegadores: Firefox e Google Chrome;
• Acesso de usuários externos através do site da Secretaria da Fazenda;
• Abertura de processos de acordo com suas modalidades;
• Inclusão de documentos através de editor de texto e/ou anexo;
• Assinatura através de Certificado Digital;
• Acompanhamento do processo;
• Controle do tempo do processo;
• Transparência e rastreabilidade.



• Computador com acesso à Internet;
• Certificado Digital (Token);
• Navegador Firefox ou Google Chrome instalado no computador;
• Driver Certisign do Certificado Digital instalado no computador;
Lacuna Web PKI instalado no navegador (Firefox ou Google Chrome).

3. Ferramentas para Acesso


Se você está acessando do seu computador em casa, então você precisará acessar através de sua Internet com o seu Certificado Digital plugado em seu computador. São necessárias as seguintes ferramentas para acesso ao sistema:



Resumindo!


1. Você precisará de um computador com acesso à Internet e um dos navegadores de Internet instalado: Google Chrome ou Mozilla Firefox;

2. Precisará, ainda, de um Certificado Digital plugado no computador que você está utilizando para assinar documentos;

3. Ter o Driver do Certificado instalado no computador (Driver Certisign) e o programa Lakuna Web Pki instalado no navegador para uso do Certificado Digital! Siga os passos na próxima aula;

4. Se você tiver dúvidas de como utilizar as funcionalidades do TRAMITA, entre em contato através do email: atendimentoti@sefaz.ce.gov.b.

5. Considerando a necessidade de instituir e disciplinar o Sistema Tramita, a Sefaz-Ce publica no Diário Oficial do Estado a Instrução Normativa nº 035/2020, em 04 de junho de 2020.


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